QUANDO UM DENTE PRECISA SER EXTRAÍDO? SAIBA OS PRINCIPAIS MOTIVOS E TRATAMENTOS EM NOVO HAMBURGO
- Ruy Hartmann
- 21 de fev.
- 3 min de leitura
Preservar os dentes naturais das pessoas é o principal objetivo da odontologia. Avanços nas tecnologias permitem tratar quase todos os problemas bucais sem necessidade de extração. No entanto, algumas situações requerem a extração dos dentes. Neste artigo, vou explicar quando um dente precisa ser extraído em Novo Hamburgo.
1. Cáries muito extensas que comprometam seriamente a estrutura dental e o espaço biológico: Dentes com destruições estruturais muito severas não são bons substratos para próteses dentárias. Dessa forma, nesses casos, geralmente a extração do dente e colocação de um implante está indicada.
2. Infecções periapicais extensas: Quando uma cárie não é tratada a tempo e atinge a polpa do dente, um tratamento de canal é necessário para preservar o dente. Caso mesmo com o tratamento de canal essa infecção persista ou aumente, o dente precisa ser removido para evitar infecções focais e destruição óssea dos maxilares.
3. Doença periodontal avançada: A doença periodontal, quando não tratada, evolui trazendo como consequência perda dos tecidos que mantêm os dentes presos à maxila. Isso faz com que esses dentes tenham mobilidade e, de acordo com o grau dessa mobilidade, está indicada a extração.
4. Dentes inclusos e impactados: Alguns dentes podem não nascer completamente, gerando dor, infecção, inflamação e até mesmo a destruição de dentes vizinhos. É o caso dos dentes do siso que muitas vezes não têm espaço suficiente para nascer, necessitando serem removidos.
5. Fraturas dentárias severas: Algumas fraturas dentárias extensas, especialmente aquelas que atingem a raiz, inviabilizam a manutenção dos dentes, sendo indicada a sua extração.
6. Falta de espaço na arcada dentária: Em alguns tratamentos ortodônticos está indicada a extração de dentes para ganhar espaço e possibilitar o alinhamento correto da mordida.
7. Dentes de leite: Algumas vezes é necessário extrair dentes de leite caso eles não caiam por conta própria para propiciar o espaço necessário para o nascimento dos dentes permanentes.
8. Em algumas reabilitações, pode ser necessária a extração de algum dente que possa pôr em risco o planejamento e a longevidade da prótese.
Como saber se meu dente tem tratamento ou precisa ser extraído?
O diagnóstico e prognóstico dos dentes são dados após consulta com um cirurgião-dentista. Ele irá avaliar sinais e sintomas e, muitas vezes, solicitará exames de imagem para identificar se há tratamento para o problema.
Alguns sinais de alerta que podem indicar que o dente precisa ser extraído:
• Dor intensa e persistente nos dentes;
• Inchaço na gengiva ou no rosto;
• Dificuldade para mastigar ou abrir a boca;
• Mobilidade excessiva dos dentes;
• Infecções recorrentes nos dentes.
Como é feita a extração dos dentes?
O protocolo mais atual prevê que um implante deve ser instalado e o osso perdido seja reconstruído imediatamente após a extração. Quando isso não é possível, pode ser feito um procedimento de preservação alveolar para que, após a cicatrização óssea, seja possível instalar um implante osseointegrado.
O procedimento é feito, na maioria dos casos, no consultório, sob anestesia local e, geralmente, o pós-operatório é bastante tranquilo. Algumas vezes pode ser necessário o uso de medicações pré e pós-operatórias.
Quais cuidados preciso ter após uma extração dentária?
Após a extração, o paciente deverá permanecer em repouso por alguns dias e ter alguns cuidados com alimentação e higiene. Algumas medidas que ajudam a ter um melhor pós-operatório:
1. Não fumar;
2. Não consumir alimentos e bebidas quentes;
3. Evitar alimentos duros que possam machucar a região operada;
4. Evitar cuspir ou bochechar;
5. Usar compressas frias (somente nas primeiras 24 horas);
6. Não fazer exercícios e esforço físico;
7. Fazer a higiene da região com delicadeza somente a partir do dia seguinte à extração.
Tratamentos que possibilitem preservar os dentes naturais são sempre a escolha mais desejável. No entanto, em muitos casos, a melhor opção para preservar sua saúde é a extração. A decisão de extrair um dente deve ser um processo bastante criterioso. Procure sempre um dentista experiente e de confiança. Ele vai saber qual a melhor opção para você. Importante lembrar que, antes de extrair um dente, já devemos ter um planejamento traçado para repor o mais rápido possível esse dente perdido. E lembre-se de que prevenção e consultas regulares ao dentista são a melhor forma de evitar problemas de saúde bucal.
Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com amigos e familiares que também possam ter dúvidas sobre quando é necessário extrair um dente. Se precisar de mais orientações, marque uma consulta em Novo Hamburgo pelo link abaixo:
Comments