top of page
Buscar

TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE IMPLANTES DENTÁRIOS: Do básico ao implante zigomático: Tudo que você precisa saber antes de fazer implantes dentários

Atualizado: 6 de jan.

A descoberta da osseointegração nos anos 1960 pelo professor sueco P.I. Bränemark promoveu uma revolução na odontologia.

Os implantes são parafusos de titânio de vários formatos e tamanhos, inseridos cirurgicamente nos maxilares que permitem fixar próteses dentárias em porcelana e outros materiais estéticos, repondo a dentição perdida.


Quem pode fazer implantes?


A colocação de implantes dentários tem pouquíssimas contraindicações: Via de regra, qualquer jovem, adulto ou idoso pode receber o tratamento.


Algumas contraindicações incluem:


  • Pacientes que sofrem ou sofreram radioterapia de cabeça e pescoço nos últimos 2 anos;

  • Pacientes que usam algumas medicações do grupo dos bisfosfonatos, utilizadas para tratamento de osteoporose e alguns tipos de tumores.

  • Tabagismo: Apesar de não ser uma contraindicação, estudos demonstram que pacientes fumantes tem maior risco a insucessos na terapia com implantes.


Enxertos ósseos:


Para alguns pacientes que possuem pouca quantidade óssea disponível, algumas técnicas de enxerto podem ser necessárias previamente a colocação dos implantes.

Alternativas aos enxertos ósseos são a utilização de implantes curtos ou extra curtos. Também existe uma técnica utilizada na reabilitação de maxilas severamente atróficas em que implantes longos são ancorados no osso zigomático (maçã do rosto).


Quem é o profissional habilitado a fazer implantes dentários?


Por lei, qualquer cirurgião-dentista pode realizar implantes. No entanto, por ser uma especialidade complexa, o ideal é que o procedimento seja realizado por um cirurgião dentista especialista em implantodontia, cirurgia buco-facial ou periodontia.

Na dúvida consulte o CFO (Conselho Federal de Odontologia:


O Dr. Ruy Hartmann é especialista em Implantodontia com 25 anos de experiência. Se você está em Novo Hamburgo entre em contato através do link:




Quais passos devo seguir ao decidir fazer IMPLANTES? Veja o INFOGRÁFICO ABAIXO:




 
 
 

Comments


bottom of page